logo



Lista das 10 cidades com maior índice de roubo de carros no Brasil

roubo-de-carro-745x413
  • 20.07.2018
  • POR: administrador

Lista das 10 cidades com maior índice de roubo de carros no Brasil

O Brasil é um país perigoso e isso, infelizmente, todo mundo sabe. São diversos crimes que são cometidos a todo momento, tanto os mais leves, quanto os mais graves. O roubo de carro é um problema bem sério, já que muitas vezes podem afetar as vítimas de forma bem forte.

O veículo muitas vezes tem certa relação afetiva com os donos, que ficam devastados ao perdê-lo de forma tão revoltante. Isso sem falar da sensação de vulnerabilidade e insegurança.

Mas, além do quesito emocional, o impacto financeiro é enorme. Não somente porque o carro é um bem caro, mas também porque muitas vezes é um patrimônio que pode gerar um capital em algum momento de emergência.

Perder um carro pode ser mais do que perder o bem, mas perder também um fundo de reserva. Existem ainda algumas pessoas que usam o veículo para o trabalho, logo, esse crime pode ter um impacto muito maior.

No Brasil, em 2016 a média foi de 1 roubo de veículo a cada minuto. Por isso, o conhecimento é a melhor opção. É preciso saber se existe perigo por onde anda, para ficar ainda mais precavido. Vamos ver, então, as 10 cidades com mais roubos de carro no Brasil. A lista considera as capitais, e é calculada em cima da taxa por 100.000 veículos, ou seja, não são considerados valores absolutos. Os dados são de 2016 e a lista está da cidade com menos para a com mais roubos.

10 – Teresina

Na capital do Piauí, são roubados 787 carros por cada 100.000.

9 – Fortaleza

Na cidade ceará, o índice foi de 889.

8 – Salvador

O índice é de 908.

7 – Manaus

Em Manaus, o índice é de 939.

6 – Rio de Janeiro

Na capital carioca, o índice é 953.

5 – Natal

Em Natal, 980.

4 – Goiânia

Em Goiânia, 983.

3 – São Paulo

Na capital paulista, 1061.

2 – Porto Velho

Em Porto Velho, 1280.

1 – Porto Alegre

E em primeiro lugar, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, com o índice de 1446 carros roubados a cada 100.000 circulando.

Existem algumas outras estatísticas interessantes que ajudam a compreender um pouco mais sobre os furtos no país. Por exemplo, os estados com as 5 maiores taxas de roubos são:

  1. Rio de Janeiro
  2. Goiás
  3. Pernambuco
  4. Amazonas
  5. Distrito Federal

Em relação aos números absolutos, a lista é mais ou menos o que se espera. Os estados mais populosos encabeçam os que mais sofrem com roubos de carros.

  • 5. Paraná
  • 4. Rio Grande do Sul
  • 3. Minas Gerais
  • 2. Rio de Janeiro
  • 1. São Paulo

Os números revelam também algumas informações importantes sobre a criminalidade do país. A quantidade de roubos maior do que a de furtos significa que os criminosos não têm receio em usar armas de fogo e abordar as pessoas para levar seus carros.

O principal objetivo dessa prática é a venda de peças através de desmanche. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública prendeu mais de 4000 pessoas, recuperou mais de 50000 veículos e fechou mais de 40 operações de desmanche.

Essa é a realidade do nosso país. Por isso, é preciso sempre ter cuidado e tomar o máximo de precauções para evitar maiores problemas.

Deixe seu comentario

Posts relacionados

onix-745x413

A lista dos 10 carros mais vendidos no Brasil

Ler mais