logo



A importância de se fazer manutenção preventiva no veículo

manutencao-preventiva-745x413
  • 22.07.2018
  • POR: user_admin

A importância de se fazer manutenção preventiva no veículo

Cuidar bem do carro é questão de dinheiro e de segurança. Fazer a manutenção preventiva e realizar a troca de pneus no tempo correto são medidas fundamentais para qualquer dono de um veículo, seja de passeio, seja para uso profissional. Abaixo você confere algumas outras ações e descobre por que são importantes!

Segurança

A segurança é sempre uma das maiores prioridades quando o assunto é carro. Os veículos são pesados e os acidentes podem ser fatais.

Um dos motivos pelos quais os problemas acontecem é por algum componente do carro que não está operando de maneira ideal. Para a sua segurança, da sua família, de seus amigos ou funcionários, é preciso sempre fazer a manutenção para garantir que tudo está em ordem.

Economizando dinheiro

Mesmo que os problemas que possam ocorrer não resultem em acidentes, que é o que sempre se espera, eles ainda podem trazer um enorme prejuízo. Isso porque o conserto é sempre mais caro do que a manutenção preventiva.

Muitas vezes, a reposição da peça pode ser total ou um problema que não foi corrigido de maneira imediata vira uma bola de neve que afeta outros componentes do carro. Assim, uma peça que precisaria ser tocada passa a necessitar de outros consertos extras.

A manutenção preventiva

Esse é o principal propósito da manutenção preventiva. Resolver os problemas, antes mesmo que eles ocorram. Ela inclui a troca de pneus no momento adequado, além da observação de outras peças fundamentais.

A troca de pneus

Os novos modelos de pneus, mais modernos, empregam algumas soluções tecnológicas para tornar a sua vida útil um pouco maior. Isso faz com que o motorista não precise se preocupar com a troca com a mesma urgência de pouco tempo atrás.

Mas isso não quer dizer que eles são indestrutíveis, e sua reposição continua tão importante como sempre.

Pneus desgastados perdem estabilidade e aderência, fazendo com o motorista, mesmo habilidoso e experiente, perca o controle do carro com mais facilidade.

A troca de óleo

A troca de óleo é praticamente tão importante quanto a troca de pneus, já que esse fluido é responsável por garantir o funcionamento de todo o carro. Afinal, é ele que lubrifica as peças, garantindo seu trabalho e sua vida útil. A montadora sempre indica a quantidade de quilômetros na qual o óleo deve ser trocado e essa medida é fundamental sempre que chegar a hora.

A suspensão

A suspensão é outro componente fundamental, já que os buracos e irregularidades das estradas, problemas muito comuns no Brasil, podem afetar todo o equilíbrio do carro, fazendo com que fique muito mais difícil manobrá-lo, podendo causar acidentes.

Os freios

A importância dos freios é enorme e evidente. Para que ele consiga exercer esse trabalho fundamental, existe um fluído dentro dele que precisa ocorrer para que toda a força do sistema seja exercida. Especialmente em casos de freadas bruscas por conta de acidentes, ou surpresas nas ruas e estradas.

Se esse fluido não estiver em ordem, não importa o tempo de reação do motorista, o carro pode não ter força suficiente para parar.

Além desses, existem diversos outros cuidados que podem, e devem, ser tomados durante as manutenções preventivas. Não apenas eles garantem que o seu carro irá manter a integridade e funcionar por bastante tempo, mas vão assegurar que você e sua família se mantenham sempre seguros. Por isso, não pode ser deixado de lado.

Deixe seu comentario