logo



A atenção no trânsito deve ser redobrada em dias chuvosos

TEXTO-745x413
  • 24.09.2019
  • POR: user_admin

A atenção no trânsito deve ser redobrada em dias chuvosos

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa que em Goiânia e região metropolitana, a proximidade de chuvas. A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia alerta que as gotas de água que cairão, poderão ser águas ácidas que precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas e que isso requer cuidado especial da população.  Segundo o DETRAN, nesta época o risco de acidentes aumenta bastante, já que a pista molhada e a baixa visibilidade prejudicam a segurança no trânsito.

Seguindo algumas dicas, é possível circular por aí em seu carro com muito mais segurança – criando um ambiente mais seguro também para passageiros, outros motoristas e pedestres.

Algumas dicas importantes para dirigir com segurança em dias chuvosos:

– Verificar as condições dos Pneus populamente conhecidos como carecas e que podem provocar acidentes graves.

– O estado de funcionamento do limpador do pára-brisa e a água do reservatório de limpeza do vidro devem ser verificados. Borrachas das paletas dos limpadores desgastadas comprometem a limpeza dos vidros e consequentemente dificultam a visibilidade.

– O sistema de iluminação do veículo deve estar funcionando corretamente. Os faróis devem ser mantidos acesos durante todo o período que o motorista estiver dirigindo em rodovias. Isso facilita a visibilidad

– Verifique freios, sistema de circulação de ar e limpadores Água na pista torna o ato de frear mais difícil. Assim, é importante manter em dia a manutenção de todo o sistema de freios, que inclui discos, cilindros, etc., e procurar um mecânico a qualquer sinal de que algo está errado, como ruídos ou demora ao frear. O sistema de circulação de ar, por sua vez, contribui para a visibilidade – assim como os limpadores – quando os vidros embaçam.

E se ocorrer aquaplanagem? Caso você perceba que seu veículo está aquaplanando, as primeiras medidas são retirar o pé do acelerador, segurar o volante firmemente e reduzir a marcha, para ajudar a desacelerar o carro. Não pise bruscamente no freio. Assim que perceber que o carro retomou contato com o solo, vire o volante de acordo com a necessidade e pise lentamente no freio para retomar total controle do veículo. Caso o freio seja ABS, é possível pisar completamente no freio e parar o carro.

-Água no veículo Em caso de enchentes, não ligue o carro, pois isso pode provocar a paralisação ou perda do motor. O ideal é aguardar e acionar o guincho, levando o veículo para uma revisão geral após o alagamento.

Entrar em uma ocorrência dessas pode prejudicar seriamente o seu veículo, por isso é tão importante contar com o auxílio de uma proteção veicular e não se esquecer de dirigir com responsabilidade!

Deixe seu comentario