logo



Os riscos de se usar o celular no trânsito

  • 24.07.2018
  • POR: user_admin

Os riscos de se usar o celular no trânsito

Os riscos de se usar o celular no trânsito

A tecnologia aumentou e com ela vieram inúmeros avanços e benefícios para a vida da população. No entanto, uma grande parcela dessa população tem revelado não saber lidar com o mundo digital, mostrando-se irresponsável e negligente com a vida dos outros.

Um dos mais conhecidos e comentados exemplos disto ganha uma forma muito nítida quando um cidadão faz uso do seu aparelho celular ao volante, colocando em risco não só a sua vida como a de todas as outras pessoas ao seu redor.

Entretanto, há inúmeros outros riscos de se usar o celular no momento da direção. Nesse artigo, iremos elucidar alguns deles. Confira a seguir!

1. Perda da visão periférica

Por mais incrível que pareça, quando um motorista desvia o foco da pista para visualizar uma mensagem no celular, ele está perdendo um alcance visual de pelo menos 360°, limitando quase toda a sua visão. As consequências disso se revelam em um desastre iminente.

2. Risco generalizado

É de consenso geral, ou pelo menos deveria ser, que na relação entre motoristas e pedestres, o motorista é o agente mais forte, por possuir uma máquina capaz de realizar inúmeros estragos. Dessa forma, a responsabilidade acaba pesando mais para quem está ao volante, pois se há algum deslize desse lado, todos podem sair prejudicados.

3. Multa

Uma lei de novembro de 2016 elevou a multa para quem pratica essa irregularidade em R$ 293,47. Esse não é o principal motivo, mas também pode ajudar a diminuir os índices preocupantes de acidentes envolvendo o uso do aparelho móvel.

4. Infração gravíssima

Se a multa é alta, os pontos na carteira também o são. O número perdido na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) chega a 7 pontos, sendo este o mais elevado na escala de infrações cometidas. Além de colocar vidas em risco, o uso de celular no trânsito pode ocasionar a apreensão de sua habilitação.

5. Maiores chances de acidentes

A troca de mensagens ao dirigir já se mostrou tão ou mais perigosa do que a combinação de álcool e volante, tornando essa prática uma verdadeira onda alarmante de irresponsabilidade. Recomenda-se que o motorista que precisar usar o aparelho estacione em um lugar seguro e só retorne ao transito após o fim da ligação.

6. Atentado à natureza

O ser humano evoluiu para voltar a sua atenção a apenas uma tarefa por vez. Quando um motorista imprudente verifica as notificações do seu celular, ele está perdendo os reflexos, a capacidade de raciocínio rápido, dentre outros instintos que poderiam salvar vidas em um eventual acidente.

7. Viola a direção defensiva

A direção defensiva, que visa um trânsito mais humano e menos perigoso, tem como um dos seus princípios a direção com as duas mãos ao volante, com a atenção voltada para a estrada à frente. O uso do aparelho móvel viola esse princípio, resultando em uma direção sem atenção. Além disso, quem dirige com uma mão é considerado um infrator médio, sujeito a quatro pontos na carteira e a uma multa de R$ 85,13.

Deixe seu comentario

Posts relacionados

carros-mais-roubados-no-brasil-745x413

A lista dos dez carros mais roubados no Brasil

Ler mais